segunda-feira, 7 de maio de 2007

A Estátua do Dr. Egas Moniz

Apresentamos uma nova Maravilha da FM Hell...

Pela Angiografia Cerebral, pela Leucotomia Pré-Frontal e pela mão do escultor, foi tornado pedra imortal. Esta pedra falhou como sinónimo de rocha porque é pedra angular da Medicina de Portugal.

Esta estátua ultrapassa o Colosso de Rodes porque representa um homem que fez Obra. O Colosso é uma obra feita pelo Homem, efémera e pretensiosa como o seu autor.

Quando emergia da rocha bruta pelo braço vigoroso e preciso do artista, desconhecia o seu destino. Não compreendia aquilo que lhe esperava no século vindouro. As ambulâncias gritam-lhe ao ouvido esquerdo mas não o acordam: é rocha. Esses veículos acelerados carregam o sofrimento físico correspondido com a amargura e a dor dos próximos.

Porém, dias alegres também a circundam. Quieta, assiste às caloiras que entram na faculdade, algumas ainda abrigadas nas asas das mães. Passa o tempo e elas saem das portas sob o manto dos doutores. Elas aconchegam a cabeça na cintura deles enquanto se dirigem ao… Falo… Desculpem-nos, a ortografia tem disto! Fá-lo, o seu deambular estático e sereno, no desassossego dum homem de há dois séculos. Pensa: “Os hábitos mudaram mas algo restou: a paixão do estudante.”

Outras paixões, mais floridas e povoadas, também conheceu. A multidão acreditava na aparição pós-ressurreição da Floribella num misto de alucinação colectiva e idolatria terrena e, em simultâneo, ignorava o pedaço de rocha e o seu significado. O nobre povo, a nação valente e imortal, tornou-se pobre e indiferente e, de forma igual, jamais levantará o esplendor de Portugal.

António Egas de Moniz, Doutor do Passado, ensina-nos, Doutores do Futuro, a bradar à Terra inteira: Portugal não pereceu!

Solta o Egas de Moniz que há em ti =)

Um comentário:

alpha disse...

Grandes FMéLicos!!!
Egas? Carlota? Mané? Não percas a oportunidade de escolher o maior FMéLico da história! Está nas tuas mãos!

Vota em http://fracturaexposta.blogspot.com
(Excelente blog o vosso ;) ... continuamos a aguardar pelas 7 maravilhas...)